Make your own free website on Tripod.com


Voltar


Alimentação de alevinos! Qual a melhor solução?!"

Alimentação de alevinos! Qual a melhor solução?!"

Um dos meus maiores "dilemas" no aquarismo sempre foi referente a alimentação de peixes! O que fornecer aos filhotes recem nascidos? Como alimentar os peixes doentes? Como fazer com que meus peixes cresçam mais rapidamente e com cores mais vivas?!

Essas e outras dúvidas foram solucionadas através de pesquisas minhas (aquarismo é assim mesmo, não sabe?! PESQUISE!) junto a várias pessoas como João Arci e outros colaboradores da revista Aqua sobre como proceder a alimentação de meus alevinos.

Antes de tudo, e melhor salientar o seguinte:ALIMENTAR MUITO UM PEIXE NÃO É A MESMA COISA QUE DEIXA-LO BEM NUTRIDO! Pois o excesso de comida em um aquário poderá ser muito mais desastroso que a sua falta (gera aumento de PH, turva a água, etc).

Devemos, sempre que possível, variar a "refeição" de nossos peixes adquirindo SEMPRE alimentos de qualidade, servindo-o tão somente na quantidade em que os peixes consumam o alimento em mais ou menos 5 minutos. O excesso de comida DEVERÁ SEMPRE ser removido do aquário através de sifonagem, evitando assim uma posterior decomposição e alteração do PH do aquário.

Eu, ultimamente, utilizo rações baseadas em flocos de artêmia e outro tipo específico para guppy's (nesse último veio escrito na embalagem que proporciona uma maior coloração do alevino, mas eu não notei muita mudança nas suas cores nem para mais ou para menos mas com certeza eles gostaram muito da comida pois a devoram em poucos segundos assim como as demais espécies que possuo.)

Com certeza, a melhor alimentação (porém nem sempre é a mais barata) consiste em alimentos vivos tais como artêmias e tubifex que possuem alto valor nutritivo para os peixes, podendo ser administrada de 3 a 4 vezes ao dia, sendo ALTAMENTE recomendada no tratamento de peixes que apresentam algum tipo de doença tais como íctio ou outras doenças comumente encontradas nos aquários.Eu consegui (achei um trunfo, hehehe) restabelecer completamente uma fêmea de Guppy com íctio em um aquário separado administrando juntamente com a medicação para combater o íctio porções de artêmia.

Outro caso em que o uso de artêmias foi glorioso foi no nascimento de alevinos onde o maior dilema foi que tipo de comida fornecer a eles?! Correspondi com várias pessoas na Internet e algumas me sugeriram alimentos líquidos e outros ovos de artêmias. Com certeza o ovo de artêmia, quando eclodido e devidamente separado da casca, apresentou resultados positivos no crescimento de meus alevinos.

Para obtermos sempre peixes saldáveis e com cores variadas e brilhantes, devemos sempre que possível variar ao máximo a alimentação dos peixes pois caso seja administrada apenas um tipo de comida no aquário algumas espécies poderão recusar a comida e outras aceita-la, gerando assim desnutrição e até mesmo morte de alguns peixes.

Dê preferência sempre a marcas comumente utilizadas no mercado e desconfie daquelas que apresentam embalagens precárias ou falta de informação sobre a sua composição ou tipo de peixe. As rações estrangeiras são muito boas e algumas chegam a apresentar quatro ou cinco tipos de ração em um mesmo pote (facilitando assim a variação da comida), não que eu esteja desprezando as rações nacionais pois existem muitas marcas nacionais boas.


Qualquer dúvida mande um
Mande um e-mail